Cozinha Viva La Marina 2017

Cozinha Viva La Marina reúne chefs em encontro gastronômico no Guarujá

De 27 a 29 de janeiro, comida artesanal e frutos da Mata Atlântica à beira do Canal de Bertioga

No fim de janeiro, de 27 a 29, será realizada no Guarujá, litoral paulista, a quarta edição do Encontro Cozinha Viva La Marina, promovido pelo La Marina, restaurante da Marinas Nacionais, à beira do Canal de Bertioga.

A localização dentro do Parque da Serra do Guararu, área protegida de Mata Atlântica, proporciona ambiente em total sintonia com o mote do encontro, focado em comida artesanal, mesclando rusticidade e refinamento gastronômico, com o uso de ingredientes de alta qualidade e hortifrutis orgânicos, de produção familiar e local.

O evento será realizado com tendas e bares distribuídos entre um dos hangares de barcos da marina e a área aberta ao lado. O público poderá saborear as criações dos chefs no salão climatizado do restaurante, que não funcionará durante o evento, no quiosque ao lado e no jardim à beira do canal, de frente para a Serra do Mar. Com lounge music na trilha sonora, o encontro terá show da Monoclub, banda de folk com influência da música de raiz brasileira e do country norte-americano, de Sorocaba (SP), no sábado, às 19 horas.

Menu rústico e variado

Para oferecer a experiência gastronômica, Felipe Cruz, chef de cozinha e gestor do La Marina, que idealizou e realiza o evento, convidou os chefs Bernardo Criscuolo, da À Table Charcutaria; Cecília Meneguini, da rede Fly Burgers; Diego Belda, do Sítio Três Paineiras; Idolo Giusti, do Giusti Eventos; e Márcio Okumura, do Okumura Restaurante e Temakeria.

“Chamamos chefs que cozinham com alegria e têm profunda ligação com a qualidade dos ingredientes. Nosso objetivo é proporcionar uma vivência gastronômica democrática, a oportunidade de experimentar comidas mais rústicas, de conhecer um pouco do espírito do La Marina, que valoriza muito os ingredientes, e de desfrutar da natureza privilegiada em que estamos inseridos”, explica Felipe Cruz.

O link do evento com a casa está justamente nos ingredientes que serão oferecidos no encontro e também fazem parte do menu do La Marina. Bernardo Criscuolo servirá finos cortes de charcutaria. Diego Belda apresentará seu varal de aves assadas em fogo de chão. Idolo Giusti terá carnes defumadas e assará porco e javali. Márcio Okumura oferecerá comida oriental com toque havaiano, em poke bowls de peixes marinados. Cecília Meneguini comparecerá com seus hambúrgueres arte assados na brasa. E Felipe Cruz irá preparar pescados e frutos do mar.

Para todos os gostos

Saladas orgânicas e massas Paganini completam o menu. Para sobremesa, paletas de jabuticaba, cambuci, uvaia e do fruto do juçara com banana, do Empório Mata Atlântica, marca do Instituto Auá. As bebidas poderão ser escolhidas entre bares da cachaça Casa do Engenho; do chopp Paulanner; da cerveja Heineken; das cervejas artesanais Curupira; do gin Hendrix e da tequila Patrón, sob comando do barman Heitor Marin, da Casa Flora; da importadora Itália Mais, que servirá vinhos brancos e rosés; e um carrinho do gin Tankeray. Água, sucos e refrigerantes poderão ser adquiridos nas tendas e na loja de conveniência da marina, ao lado do restaurante.

Haverá ainda uma banca vendendo produtos orgânicos, cultivados pelos agricultores do projeto Bico do Piu, de Taiaçupeba, distrito da vizinha Mogi das Cruzes, na Serra do Mar, e a barraca da Rota do Cambuci, mantida pelo Instituto Auá, focado na preservação da Mata Atlântica, com esse fruto apresentado em forma de conservas, geleias e curtido com cachaça, para degustação e para venda.

Agenda, horários e preços

O Encontro Cozinha Viva La Marina 2017 terá abertura na noite de sexta-feira, 27 de janeiro, com coquetel à base de drinks com tequila Patrón e gin Hendrix, criados por Heitor Marin, barman da Casa Flora, harmonizados com criações dos chefs Felipe Cruz e Bernardo Criscuolo e com delícias como linguiças artesanais e salmão defumado da À Table Charcutaria, das 19 às 22 horas, no estilo lounge bar.

No sábado e no domingo, 28 e 29 de janeiro, a programação começará com o café da manhã tradicionalmente servido no La Marina aos fins de semana, com frutas da Mata Atlântica in natura, em sucos, em geleias e em conservas. Das 9 às 11 horas, a R$ 35 por pessoa. A área das tendas e barracas funcionará do meio-dia às 22 horas no sábado e às 20 horas no domingo. Os pratos individuais terão preços a partir de R$ 35.

Como chegar

A Marinas Nacionais fica no km 20,5 da rodovia Guarujá/Bertioga, SP-61, que também se chama Estrada Parque da Serra do Guararu no trecho entre Bertioga e o Perequê, e em outros trechos é conhecida como Estrada do Pernambuco e avenida Marjory Prado. Pode-se chegar acessando a estrada a partir da saída da balsa que liga Santos ao Guarujá; ou por Bertioga, acessando a estrada Guarujá/Bertioga a partir da balsa que liga a cidade ao Guarujá.

O Restaurant La Marina

O Restaurant La Marina oferece comida brasileira contemporânea. Todos os itens do menu são produzidos artesanalmente, incluindo variedades de pães, conservas e geleias, e usa-se baixa temperatura no preparo dos pescados. A casa serve peixes de mar e de rio, frutos do mar e carnes variadas. O couvert, estrelado por itens frescos, muda semanalmente. Para harmonizar, a carta de vinhos tem 60 rótulos de países do velho e do novo mundo.

O restaurante se pauta pela parceria com produtores de carnes de categoria premium; fornecedores de pescados selecionados; pequenos produtores de agricultura familiar e fornecedores locais, tirando máximo partido de ingredientes da Mata Atlântica em que se insere. A casa faz parte da Rota do Cambuci, mantida pelo Instituto Auá. Aberto ao público, o restaurante La Marina funciona para almoço, abre para jantar às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, e nos fins de semana serve buffet de café-da-manhã.

O chef Felipe Cruz

Idealizador e realizador do Encontro Cozinha Viva La Marina, Felipe Cruz formou-se em artes culinárias na Thames Valley University, de Londres, onde morou por cinco anos. Fez parte da equipe de banquetes do tradicional Dorchester Hotel e, entre outras experiências, estagiou no restaurante Alain Ducasse. No Brasil, comandou o bistrô Mar Casado e o restaurant Les Épices, no Hotel Sofitel Jequitimar, em Guarujá. Em Santos (SP), lecionou no curso de Gastronomia e Hotelaria da Universidade Monte Serrat e no curso de Hotelaria do Senac. Pós-graduado em Gestão em Serviços de Alimentação pelo Senac São Paulo, desde 2011 está à frente da cozinha e da gestão do La Marina.

A Marinas Nacionais

Fundada em 1975, uma das mais modernas do Brasil, a Marinas Nacionais foi a primeira marina brasileira a entrar em operação, e possui o selo Bandeira Azul, certificação de excelência ambiental conferida pelo Instituto Ambientes em Rede. Oferece infraestrutura náutica e de lazer aos seus clientes, incluindo piscina e sauna. Possui heliponto, estacionamento para veículos e helicópteros, e três vagas para barcos visitantes. Além do Restaurant La Marina, mantém loja de conveniência com produtos de alto padrão e hortifrutis orgânicos.

Programação completa

Encontro Cozinha Viva La Marina, quarta edição, 27, 28 e 29 de janeiro de 2017

Sexta-feira, 27 de janeiro

Das 19 às 22h

Coquetel com drinks de Heitor Marin, barman da Casa Flora, feitos com tequila Patrón e gin Hendrix, harmonizados com cortes de fina charcutaria da À Table Charcutaria e comidinhas dos chefs Felipe Cruz e Bernardo Criscuolo. Estilo lounge bar.

Sábado e domingo, 28 e 29 de janeiro

Das 9 às 11 horas

Café da manhã tradicional dos fins de semana, com frutos da Mata Atlântica in natura, em sucos, em geleias e em conserva, servido no salão do La Marina. Das 12 às 22 horas no sábado e das 12 às 20 horas no domingo

Tendas

  • Varal de aves com o chef Diego Belda, do Sítio Três Paineiras, de São Francisco Xavier (SP), onde ele cria porcos e aves, cultiva horta orgânica, mantém pomar e recebe grupos para refeições com menu fechado, no estilo farm-to-table (da terra à mesa).
  • Charcutaria com o chef Bernardo Criscuolo, da À Table Charcutaria, de São Paulo, cujos antigos métodos de produção e conservação de alimentos resultam em pastrami, bacon e salmão defumados, entre outros itens, fornecidos a casas paulistanas como PJ Clarke’s, Bagatelle e Imbiss.
  • Carnes defumadas e porco e javali na brasa, com o chef Idolo Giusti, do Giusti Eventos, expert em comida mateira, feita sem utensílios domésticos, conhecido do público por suas participações no reality show A Batalha – Food Truck, do canal GNT, e no programa Hell’s Kitchen, do SBT.
  • Comida oriental com toque havaiano com o chef Márcio Okumura, do Okumura, tradicional temakeria e restaurante de Santos, que vem fazendo sucesso com seus Poke Bowls, tigelas de peixe em cubos, marinado, prato da culinária havaiana, na moda neste verão.
  • Delícias do mar com o chef Felipe Cruz, do La Marina, criador e realizador do evento, que servirá pratos como móquen de tainha com folhas de taioba e conserva de abobrinha paulista, polvo grelhado com palmito pupunha e creme de pequi, e lambe-lambe de mariscos com farofa de banana.
  • Massas Paganini com molhos diversos.
  • Saladas orgânicas do projeto de agricultura familiar Bico do Piu.
  • Paletas recheadas do Empório Mata Atlântica, nos sabores jabuticaba, uvaia, cambuci e fruto do juçara com banana.
  • Banca de orgânicos do projeto Bico do Piu, de Taiaçupeba, distrito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, com legumes e verduras para venda.
  • Banca do Cambuci, da Rota do Cambuci, mantida pelo Instituto Auá, em parceria com nove cidades da região, do qual o La Marina participa, oferecendo geleias, conservas e molhos do fruto da Mata Atlântica, também curtido em cachaça, para degustação e venda.
  • Food truck

  • Hambúrgeres assados na brasa, com a chef Cecília Meneguini, da Fly Burgers, famosa pela inventividade do menu da casa da cidade paulista de Americana que se tornou rede, e por criar hambúrgeres com ingredientes como soja e quinoa.

Bares

  • Cachaça Casa do Engenho;
  • Chopp Paulanner;
  • Cerveja Heineken;
  • Importadora Itália Mais, com vinhos brancos e rosés;
  • Gin Hendrix e tequila Patrón, com o barman Heitor Marin, da Casa Flora, preparando drinks;
  • Cervejas artesanais Curupira, de produtor local;
  • Carrinho do Tanqueray Gin.

Serviço

Encontro Cozinha Viva La Marina 2017

Datas: 27, 28 e 29 de janeiro, sexta-feira, sábado e domingo
Horários: coquetel das 19h às 22h de sexta-feira; café da manhã das 9h às 11h de sábado e domingo; tendas, bares e barracas das 12h às 22h no sábado e das 12h às 20h no domingo
Música: lounge music com DJ convidado e, no sábado, show com a Monoclub, banda de folk com influências da música de raiz brasileira e do country norte-americano, de Sorocaba, interior paulista, às 19h
Preços: café da manhã a R$ 35 por pessoa e pratos individuais a partir de R$ 35
Local: Marinas Nacionais, Estrada Guarujá-Bertioga, km 20,5 – Guarujá/SP
Telefones: (13) 3305-1494 (restaurante) e (13)3305-1421 (marina)
Site: Marinas Nacionais
Acesso
Pelo Guarujá: pegando a Estrada Guarujá/Bertioga a partir da saída da balsa que liga Santos ao Guarujá
Por Bertioga: pegando a Estrada Guarujá/Bertioga a partir da balsa que liga Bertioga ao Guarujá

Assessoria de Imprensa do 4º Encontro Cozinha Viva La Marina
Estela Craveiro
MTb 15.590/SP
Estela Craveiro Jornalismo e Sites
(11)99798-4671 (13)99644-0628 com WhatsApp
estela@estelacraveiro.com

© 2000/2017 Estela Craveiro Jornalismo e Sites
estela@estelacraveiro.com  11.99798-4671   13.99644-0628 com WhatsApp